Páginas

Editorial


Ficção Científica e Fantasia épica receberam por muito tempo atenção amadora do meio editorial brasileiro. Coleções mal-planejadas, traduzidas e distribuídas contribuíram para que a imagem do gênero, entre os leitores de literatura em geral, não fosse das melhores. Muitos e importantes autores foram vítimas da falta de seriedade de editores brasileiros para com o gênero. Assim sendo, conseguir encontrar as poucas edições existentes de seus livros é tarefa que, por vezes, lembra as longas e aventurosas sagas narradas nos próprios. Para encontrá-los é preciso visitar exaustivamente bancas, sebos e bibliotecas.
A Colecção Argonauta, de Portugal é a mais antiga série em língua portuguesa de ficção científica e fantasia. É preciso paciência e disposição ao procurar esses livrinhos (a Argonauta é editada em formato de bolso) imprevisíveis. Pode-se perder meses em busca de um único exemplar ou encontrar dezenas deles em um único sebo. Entretanto, com o sucesso dos últimos anos do Senhor dos Anéis e Harry Potter surgiram dezenas de histórias semelhantes, o que podemos chamar de o “ataque dos clones”. Tal proliferação possibilitou, também, a tradução e o lançamento de obras antigas, que são verdadeiras perolas da fantasia, como é o caso por exemplo de As Aventuras de Prydain [cinco volumes] de Lloyd Alexander escritas em 1969. É importante ressaltar que antes só tínhamos as publicações da coleção Ficção Científica da Europa-América de Portugal (livros com formato de bolso).
Sendo assim, este Digital Zine tem a proposta de trazer alguns informes para novos e velhos leitores desse gênero literário tão querido por uns e odiado por outros. Aqui o leitor encontrará pequenas resenhas, dicas de livros e autores, publicações novas e antigas, bem como os melhores lugares da região para encontrar esse gênero literário.
Aproveite esta referência que esta em suas mãos pois encontrar um material desse é tão raro como o espetáculo de um dragão esvoaçando entre as estrelas.

Maio de 2006 por Daniel Cunha
_____________________
Referências das Imagens:
Obras de Larry MacDougall, na ordem: 1 Castle e 2 Troll Path.
http://www.fantasygallery.net/macdougall/> em 09 de maio de 2007 às 15h e 30min.