Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2007

Onde Encontrar ?

Um dos maiores problemas dos leitores de Fantasia no Brasil é encontrar nas livrarias o seu gênero favorito. Fato este, que fez com que eu garimpasse todas as livrarias e sebos que encontrei pela frente (desde 1990) na busca constante de descobrir obras de fantasia (tarefa nada fácil por sinal). Foram muitas as procuras e pesquisas na Internet em busca de autores que escrevessem obras de fantasia (ao estilo tolkieniana de preferência).
Com a adaptação da obra de Tolkien (O Senhor dos Anéis) para o cinema e o espantoso sucesso de Harry Potter, o mercado nacional dá novo enfoque para o gênero. Desta forma, muitas pessoas que desconheciam a obra assistiram ao filme O Senhor dos Anéis, compraram os livros e ao mesmo tempo em que terminaram de ler tornaram-se órfãos, pois não encontraram nada para acalentar o seu desejo literário. Em verdade, a obra de Tolkien é o que temos de melhor no campo da fantasia. Enfim, foram muitos os aspectos positivos que vieram juntos com esse sucesso cinematográfico e “comercial”: em 1º lugar está a facilidade de encontrar em qualquer boa livraria do Brasil quase que todos os livros de Tolkien traduzidos para o português e em 2º lugar o espaço que as editoras vêm abrindo para novas traduções e publicações do gênero...
Não tão felizmente é que a maior parte – ou melhor – quase todas as publicações do gênero, hoje, vão ao encontro do menino bruxo Harry Potter, deixando desta forma os amantes da obra de Tolkien carentes de histórias que lembrem um pouco das aventuras vividas na Terra Média.
Este, portanto, é o motivo que fez com que eu editasse esse fanzine. Para que de alguma forma as pessoas que entraram em contato com o gênero literário de fantasia possam dar continuidade a estas aventuras de “capa espada & feitiçaria” em outros mundos e em outros tempos da vasta imaginação de seus criadores.
Neste espaço recomendarei três lugares onde poderão encontrar as obras que aqui serão apresentadas: uma rede de livrarias de novos e usados de Porto Alegre, uma livraria que infelizmente hoje vende apenas livros novos (mas, ainda assim é um ótimo lugar para encomendar livros) que fica na região do Vale dos Sinos em São Leopoldo e um sebo virtual para aqueles que se encontram distantes das localidades aqui recomendadas. Vale lembrar que todo e qualquer sebo é altamente recomendado para aqueles que procuram autores como Clifford D. Simak, Jack Vance, dentre outros.
No mais, eu desejo uma boa sorte a todos que desejarem se aventurar por estes tortuosos caminhos em busca das grandes obras da literatura fantástica. Boa sorte e boa leitura.
__________________________
Estarei atualizando em breve os endereços destes lugares para postalos aqui...
Referência da Imagem:
Obra de Joel Thomas, -Rai-.
http://www.fantasygallery.net/thomas/> em 09 de maio de 2007 às 15h e 30min.

Nenhum comentário: