Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2007

A Torre Negra



Inspirada no universo imaginário de J.R.R. Tolkien, no poema épico do século XIX "Childe Roland à Torre Negra Chegou", e repleta de referências à cultura pop, às lendas arturianas e ao faroeste, A Torre Negra mistura ficção científica, fantasia e terror numa narrativa que forma um verdadeiro mosaico da cultura popular contemporânea.

Stephen King começou a escrever a coleção quando ainda era um estudante universitário, na década de 1970. O primeiro volume, O Pistoleiro (The Gunslinger), foi publicado inicialmente em capítulos na revista de ficção científica The Magazine of Fantasy and Science Fiction. Relançado em 1982 em forma de livro, foi seguido por A Escolha dos Três (The Drawing of the Three, 1987), Terras Devastadas (The Wastelands, 1991), Mago e Vidro (Wizard and Glass, 1997), Lobos de Calla (Wolves of the Calla, 2003), Canção de Susannah e A Torre Negra (Song of Susannah, 2004) e finalmente A Torre Negra (The Dark Tower).

Tudo começa com Roland Deschain de Gilead, o último pistoleiro de um mundo devastado, perseguindo o Homem de Preto em um deserto que parece sem fim. Alcançar seu enigmático e quase inumano antagonista é apenas o primeiro passo do Pistoleiro em direção à Torre Negra, onde ele espera poder retardar ou reverter a progressiva destruição do Mundo Médio. A Torre é a obsessão de Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. Mas Roland não poderá empreender essa busca sozinho, e ela tampouco se limitará às fronteiras de seu mundo.

Roland é um pistoleiro que está atrás de Walter, um homem negro que é uma criatura semi-humana a quem espera conseguir informações de como chegar a "Torre Escura". Walter serve a um feiticeiro chamado Marten que anos atrás havia seduzido a mãe de Roland.
Na perseguição, Roland encontra um garoto chamado Jake Chambers, morto em nosso mundo em Nova Iorque e que agora está no mundo de Roland. Jake começa a acompanhar Roland na perseguição, mas no caminho ele cai em um buraco e volta a morrer. Roland poderia tê-lo salvo, mas, preferiu seguir caminho para não perder as pistas.
Quando Roland alcança Walter, este lhe conta seu futuro, onde aparecem três pessoas essenciais na busca da Torre: a Morte, o Prisioneiro e a Dama das Sombras.
Essa é uma coleção de cinco contos publicados independentemente, e todos são, de alguma forma, episódicos e prefaciais para o mito The Dark Tower. São considerados os cinco longos capítulos do primeiro romance. São eles:
The Dark Tower é uma das grandes realizações de Stephen King. Ele a projetou para sete.
O épico The dark Tower é uma saga contendo diversas camadas, cronologias, personagens e gêneros que, apesar de toda a sua complexidade, fala sobre um único personagem, Roland Deschain de Gilead e sobre sua busca sagrada para encontrar a Torre Negra.
Vários outros livros de King são parte da história de Roland. São eles: As Irmãzinhas de Elúria (Tudo é Eventual), Insônia, Hearts in Atlantis (ainda não traduzido) e Paranóide: Um Canto (Tripulação de Esqueletos).
Nota 08
_______________________________
Referências das Imagens:
As ilustrações são da versão em Quadrinhos baseada na obra épica de Stephen King -A Torre Negra-.

Nenhum comentário: