Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2007

Crônicas de Prydain




Lloyd Alexander é autor de mais de 30 livros infanto-juvenis. Seu mais recente projeto é The Westmark Trilogy, lançado em 2001. Nascido em 1924, o escritor já recebeu vários prêmios da crítica especializada por sua obra, como o Newbery Honor e a Newbery Medal, duas das mais importantes premiações para literatura jovem da Inglaterra. Atualmente, reside na Flórida.
Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos desde seu lançamento em 1969 As Aventuras de Prydain foi relançado em 1999 e vendido para a Inglaterra, Alemanha, Holanda, Espanha, Dinamarca, Japão, Suécia e Israel.
As aventuras de Taran, o guardador de porcos ajudante, nas suas batalhas contra as forças do mal. Uma fantasia de espada & feitiçaria juvenil, mas com todos os ingredientes para uma boa leitura.
Os cinco livros que formam As Aventuras de Prydain foram lançados no Brasil pela editora Objetiva e pode ser encontrado facilmente em qualquer livraria. As capas e citações de contracapa que estão dispostas aqui são da antiga coleção de livros de bolso da Europa América de Portugal que pode ser encontrada, com mais dificuldade, em livrarias de sebo.
O livro de três (The Book of Three)
Aventura, fantasia, humor e bravura num romance para todos aqueles que não abrem mão de lutar por seus ideais
Bem-vindos à Terra de Prydain (pronuncia-se "prídein")! Este é um lugar mágico que a partir do primeiro romance da série As aventuras de Prydain, O LIVRO DOS TRÊS, vai se tornar inesquecível para você, como se tornou para os milhares de leitores do mundo inteiro que embarcaram nas encantadoras e deliciosas aventuras do escritor americano Lloyd Alexander. O LIVRO DOS TRÊS conta a história de Taran, um jovem que vive em Caer Dalber, um dos vilarejos de Prydain. Ele não se conforma em passar seus dias fazendo ferraduras numa terra em que sequer há cavalos. Seu desejo é fabricar espadas e aventurar-se mundo afora em atos heróicos, defendendo sua terra e sua gente dos inimigos. O sábio Dallben , senhor de Caer Dallben, de 379 anos, alerta o jovem que tudo acontece no tempo certo e muitas vezes lê para Taran trechos do Livro de três que, acreditava o garoto, continha em suas páginas tudo o que qualquer pessoa poderia querer saber sobre o passado, o presente e o futuro. Taran é escolhido por Coll, responsável pela parte prática de sua educação, para ser o porqueiro-assistente. Sua árdua e nobre missão é tomar conta de Hen Wen – uma porca oracular valiosa, que guarda os desígnios, perversos e desconhecidos dos inimigos de Prydain. Para desespero do jovem, o precioso animal consegue escapar e desaparece pela floresta saindo dos limites de Caer Dallber. Perseguindo o animal pela mata inóspita, Taran encontra o Príncipe Gwydion e os dois partem à procura de Hen Wen para trazê-la de volta e livrá-la de cair outra vez nas garras dos adversários. Nessa empreitada, nossos heróis vão enfrentar situações de extremo perigo e se confrontar com o mais temido dos inimigos da paz de PrydainArawn, o Senhor de Annuvin, a Terra dos Mortos.
Com uma narrativa envolvente, povoada de personagens mágicos e instigantes, Lloyd Alexander transforma uma simples história da eterna luta entre o bem e o mal numa prazerosa aventura, para leitores de todas as idades, que ao mesmo tempo diverte e nos faz refletir sobre questões essenciais da vida.
A série As Aventuras de Prydain, lançada em 1969 nos Estados Unidos, foi relançada em 1999 e vendida para a Inglaterra, Alemanha, Holanda, Espanha, Dinamarca, Japão, Suécia e Israel.
Da contracapa:
"Taran, o guardador de porcos ajudante, anseia por ser um herói. Inicia a sua jornada com um estranho grupo de companheiros, numa perigosa missão para salvar a sua adorada terra, Prydain. Recheadas de ação, humor, romanesco e galanteria, as aventuras de Taran constituem a crônica da sua querida Prydain e da sua batalha com as forças do mal."
NOTA 06




O caldeirão negro (The Black Cauldron)
"O mesmo tipo de humor fantástico e sedutor ilumina essa história, como em O Livro dos Três." - The Horn Book Magazine
Segundo volume da série As Aventuras de Prydain, O CALDEIRÃO NEGRO ratifica o sucesso da coleção criada pelo escritor americano Lloyd Alexander em 1969 e que, relançada em 1999, continua conquistando leitores e crítica em todo o mundo. A história foi adaptada para desenho animado pelos estúdios Disney, em 1985 , chegando às telas brasileiras com o título de O Caldeirão Mágico.
Nessa nova aventura, reina a paz em Caer Dallben, e Taran, o nosso jovem herói, está de volta a sua rotina de "porqueiro-assistente". No entanto, o mal ainda ronda as terras de Prydain. Um caldeirão mágico se apossa dos corpos dos soldados mortos em batalha e os transformam em guerreiros imortais para servir o abominável exército de Arawn que cresce assustadoramente.
Taran reúne mais uma vez seus companheiros e se oferece para viajar até a fortaleza de Arawn para ajudar a destruir o medonho caldeirão, única forma de derrotar os inimigos. Eles precisarão colocar à prova sua coragem ao viajar pelos Pântanos de Morva, enfrentar as feiticeiras Orddu, Orwen e Orgoch e encontrar o caldeirão negro. Nesse novo desafio, Taran terá a oportunidade de se provar um autêntico guerreiro e descobrirá o verdadeiro significado das palavras sacrifício e bravura.
Segundo Lloyd Alexander, "embora Prydain seja um mundo imaginário, não é, essencialmente, muito diferente de nossa Prydain verdadeira, onde humor e desgosto, alegria e tristeza, são estreitamente entretecidos. As escolhas e decisões com que se defronta um porqueiro-assistente, como Taran, freqüentemente confuso, não são mais fáceis que aquelas que nós temos que fazer e tomar. Mesmo em um reino de fantasia, crescer não é algo que se consiga fazer sem pagar um preço."
Para a The Horn Magazine, "a leitura deste livro é uma experiência maravilhosa e engrandecedora, o envolvimento do leitor é intenso à medida que a ação se desdobra, de maneira emocionante, conduzindo a um desenlace culminante de tragédia e triunfo”.
Da contracapa:
"Na terra de Prydain, onde "o mal nunca está longe", tornara-se imperativo que o caldeirão negro, a maior arma do maléfico Arawn, fosse destruído. Neste caldeirão, Arawn criava o seu terrível exército de guerreiros imortais a partir dos corpos dos mortos. Para cada um dos que foram designados para partir para os domínios de Arawn, a missão tinha um significado especial, e para Taran, guardador de porcos ajudante, a aventura parecia ser uma gloriosa oportunidade para estrear a sua primeira espada."
NOTA 06

O castelo de Llyr (The Castle of Llyr)
"Empolgante, altamente imaginativo (....)." The New York Times Books Review
Poucos escritores inspiram tanto carinho e interesse entre os leitores de qualquer idade, quanto Lloyd Alexander. Referência de escritor infanto-juvenil, Lloyd ganhou inúmeros prêmios literários e foi amplamente aclamado pela crítica especializada. Suas obras, já traduzidas para mais de dez idiomas, continuam fascinando, décadas a fio, leitores ao redor do mundo. Com a recente publicação de "Livro dos Três" e "O Caldeirão Negro", volumes inicias da coleção As Aventuras de Prydain, o leitor brasileiro finalmente pôde curtir as deliciosas histórias do escritor americano.
Em O CASTELO DE LLYR, o jovem Taran, herói e protagonista da coleção, terá a companhia da princesa Eilonwy em suas aventuras no mágico mundo de Prydain. Para se tornar uma jovem da corte, Eilonwy precisa ter certas habilidades que somente se adquirem em uma casa real. Para isso, viaja para a Ilha de Mona, onde receberá a educação adequada e conhecerá seu provável futuro marido: Príncipe Rhun.
A vida na corte acaba por revelar-se menos tediosa do que a princesa imaginava – amigos e inimigos surgem disfarçados de várias formas, e em cada canto o perigo espreita. Eilonwy é raptada e surgem rumores de que Achren, a feiticeira má, estaria interessada nos poderes mágicos da princesa – e pior, deseja usá-la como sua ajudante. Taran e seus companheiros decidem viajar até o castelo de Achren e vão encontrar muitos perigos e surpresas para resgatar a princesa e livrá-la dos poderes do mal. Mas o que fará Taran se, depois de tanto lutar, tiver que abrir mão de Eilonwy?
Da contracapa:
"No imaginário reino de Prydain, a princesa Eilonwy tem de deixar os seus amigos e ir para a ilha de Mona, a fim de ser educada como uma verdadeira princesa. Porque possui poderes mágicos, Eilonwy é procurada por Achren, a mais perversa feiticeira de Prydain. Pouco tempo após a sua chegada à ilha de Mona, algo sinistro e oculto acontece. Os leais amigos de Eilonwy - Taran, o guardador-de-porcos-ajudante; Fflewddur, o bardo; e o príncipe Rhun, o seu destinado marido - apercebem-se do perigo e partem numa empolgante e terrível missão para salvar. No decurso da sua jornada enfrentam poderosas forças do mal, assim como revelações pessoais, por vezes dolorosas."
NOTA 06



O Errante Taran (Taran Wanderer)
Neste novo capítulo da série As Aventuras de Prydain do escritor americano Lloyd Alexander, Taran – herói e protagonista da coleção – é tudo aquilo que sempre sonhou ser: um verdadeiro guerreiro. Apesar disso, seu coração está angustiado pela incerteza de não saber quem são seus verdadeiros pais.
Em uma jornada à procura de sua identidade, Taran viaja por toda a Prydain, buscando compreender segredos há muito enterrados pelo tempo e pelo silêncio. Caso seus pais sejam tão nobres quanto ele espera, quem sabe ele não poderá tomar a mão de Eilonwy, a princesa dos cabelos vermelhos-dourados?
Acompanhado de leal amigo Gurgi, Taran começa sua aventura pelos assustadores Pântanos de Morva, onde as três bruxas, Orwen, Orgoch e Orddu, o mandam consultar o mágico Espelho de Llunet. Pelo caminho, ele conhece Craddoc, o pastor, e as pessoas comuns de Prydain, as quais começa a respeitar e admirar.
Com a ajuda desses novos companheiros, Taran segue em sua missão de descobrir os segredos do Espelho mágico. Numa aventura eletrizante, nosso herói enfrentará o mais implacável adversário de todos os que já cruzaram seu caminho: a verdade a respeito de si mesmo.Taran, o errante é o quarto volume da série As Aventuras de Prydain, publicada em 2003 no Brasil pela Objetiva. Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos desde seu lançamento em 1969, a coleção foi traduzida em 18 países e consagrou Lloyd Alexander como um dos maiores escritores do gênero infanto-juvenil.
Da contracapa:
"Taran, o guardador de porcos ajudante, que deseja ser um herói, parte à procura de saber qual a sua ascendência, esperando que a viagem o enobreça aos olhos de Eilonwy, a princesa do cabelo alvirrubro. Acompanhado por alguns amigos fiéis, Taran principia a sua busca quando três astutas feiticeiras dos Pântanos de Morva o mandam consultar o espelho de Llunet para obter as respostas que procura prometendo-lhe criticamente que "a descoberta não custa mais que a busca". Durante as suas aventuras, encontra Craddoc, o pastor, e a gente vulgar de Prydain, a quem acaba por respeitar e admirar. Com a ajuda deles, prossegue a sua missão para ficar a saber o segredo do espelho e a verdade acerca de si própio."
NOTA 06


O Grande Rei (The High King)
Neste quinto e último volume da série As Aventuras de Prydain do escritor americano Lloyd Alexander, Taran – herói e protagonista da coleção – está de volta a sua amada Care Dalben para reencontrar seus amigos e a Princesa Eilonwy. Tudo o que ele deseja é um pouco de paz e a oportunidade de pedir a mão da princesa em casamento. O destino, porém, possui planos muito mais sombrios para o jovem Taran e para o reino de Prydain.
Vítima de uma emboscada arquitetada pelo próprio Arawn, Lorde-da-Morte, o príncipe Gwydion perde a mais poderosa arma do reino: a espada de Dyrnwyn. Agora, a lendária espada flamejante, forjada em tempos imemoriais para proteger Prydain, precisa ser recuperada a qualquer custo.
Sob o estandarte do exército liderado pelo Príncipe Gwydion, Taran e seus amigos embarcam na mais importante missão de suas vidas: ir até o Monte Dragão, a fortaleza do mal, para um confronto definitivo como diabólico Arawn. Para que a paz volte a reinar em Prydain, Taran e seus companheiros precisarão testar o limite de suas forças numa épica aventura. O Rei Supremo é o último livro da série As Aventuras de Prydain, publicada em 2003 no Brasil pela Objetiva.
Da contracapa:
"Quando a espada de"Dyrnwyn", a mais poderosa arma no reino de Prydain, cai nas mãos de Arawn, Lorde da morte, o guardador de porcos ajudante Taran e o príncipe Gwydion reúnem um exercito para marchar contra as terríveis cortes de Arawn. Após uma expedição de Inverno cheia de perigo, o exército de Taran chega ao monte Dragão, fortaleza de Arawn. Ai, num empolgante confronto com Arawn e a perversa feiticeira Achren. Tran é obrigado a tomar a mais crucial decisão da sua vida. "
NOTA 06

Nenhum comentário: